ARTIGOS
ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA
ILUMINÇÃO DE EMERGÊNCIA: VOCÊ SABE PARA QUE SERVE E A SUA IMPORTÂNCIA?
Quando ocorre um sinistro, uma das medidas adotadas para garantir a segurança da evacuação do local é a interrupção da energia elétrica, é nesse momento que a iluminação de emergência entra em campo. Na falta de energia seja de forma intencional ou em caso de queda na rede, a Iluminação de Emergência é ativada.
A principal função da Iluminação de emergência é:
JHKJHJKHJKHHKJHKJHJ
- Segundo a NBR 10898 “Iluminação que deve clarear áreas escuras de passagens, horizontais e verticais, incluindo áreas de trabalho e áreas técnicas de controle de restabelecimento de serviços essenciais e normais, na falta de iluminação normal;
- Indicar a saída segura do local;
- Auxiliar em casos de regate de possíveis vítimas;
TIPOS DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Aclaramento: a função desse tipo de iluminação de emergência é promover a claridade de uma área em caso de falta de energia elétrica.
Balizamento: já a iluminação de emergência de balizamento orienta as pessoas quanto as rotas de fuga através de: setas, pictogramas e palavras, ou seja, indica onde estão as saídas de emergência.
ILUMINAÇÃO AUTONOMA e CENTRALIZADA
Existem blocos autônomos que contam com bateria interna e luminárias utilizadas com Central de Iluminação.
Para saber mais sobre iluminação autônoma e centralizada leia nosso artigo: Iluminação autônoma X centralizada: qual é a melhor?