ARTIGOS

Diferença entre Lúmens e Watts.

Diferença entre Lúmens e Watts.

11/09/2020

Muitos não sabem, mas essa informação deve ser levada bastante em conta na hora de escolher uma lâmpada, pois juntas com as suas particularidades, elas carregam uma informação muito importante que deve ser observada: Sua potência.

O que é Lúmens?

O Lúmens é a quantidade de luz emitida por uma lâmpada em todas as direções, também chamada de fluxo luminoso, ou seja, o quanto uma lâmpada ilumina um ambiente. Quanto maior esse número, mais luz a lâmpada emite e consequentemente mais claro ficará o ambiente.

O que é Watts?

Conhecido também como potência, diz respeito somente ao consumo de energia, mas não possui nenhum vínculo com a força da emissão de luz, essa informação está presente em qualquer produto que possui uso de energia, sem necessariamente emitir luz.

Essas informações andam juntas quando o assunto é iluminação. Uma boa lâmpada irá iluminar de forma eficiente (lúmens) consumindo pouca energia (watts). Para sabermos sobre a eficiência luminosa e o rendimento luminoso, expressamos a seguinte forma de medição lm/w, ou seja, lúmens/watts. Esse valor indica quantos lúmens uma lâmpada produz a cada watt de energia que ela consome. O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emite a maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia.